segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Quem foi que disse que os melhores discos do Caetano são os mais antigos? (Cores Nomes Caetano Veloso - 1982)

Eu disse!, e a prova tá aqui: este post não é apenas uma provocação ao post do "Cê", é acima de tudo, uma opinião (mas se alguém postar "Araçá Azul" eu não brinco mais!...). Bem, vamos ao que interessa: Cores Nomes, disco do Caetano de 1982. Meu disco favorito do Caetano. Porque? nem sei... Talvez porque me lembre da casa da minha irmã, este disco, Luz (Djavan, que em breve será postado), e 4Way Street (CSN&Y). Ou talvez por que o disco seja real e simplesmente muito bom!!! Abre com "um amor assim delicado, você pega e despreza!", caetano gritando uma queixa à mulher amada, "não devia ter despertado, ajoelha e não reza". Quem é que já não se sentiu assim? A música tocou demais? Sorte nossa! E pros enjoados: isso foi há mais de 20 anos, pode sentar e escutar de novo, tranquilamente. Depois, pra arrebentar, "Ele me deu um beijo na boca". A música é um show à parte da banda que o acompanha, em especial um contra-canto árabe, cortesia de Jane Duboc. Trem das Cores, "a seda azul do papel que envolve a maçã", é a próxima, uma das músicas mais bonitas do caetano. As três próximas faixas que fecham o lado A dão um descanso ao ouvinte, o que arrebenta mesmo são essas três primeiras... Descansou? Levantou, mudou o lado e lá vem "Cavaleiro de Jorge" tirando o fôlego de novo. Caetano interpreta Sina de Djavan em seguida, e essa música casa muito bem com ele. Depois vem a música de amor mais bela já escrita em português, "Meu Bem, Meu Mal". Muito mais exagerada que o exagerado de cazuza, muito mais desesperado que o amor do maestro por Luiza, "você é meu caminho, meu vinho, meu vício desde o início...". De novo ele desacelera pra terminar o disco, preguiçosamente, com Gênesis, Sonhos (de Peninha) e Surpresa...
Cores de vários tons e matizes. Nomes de gente as mais diversas. Caetano puro, sem gelo ou limão. [MATEUS]

3 comentários:

  1. É também o meu predileto do Caetano. Não chegaria a apontar "meu bem, meu mal" como a mais bela de amor...mas é realmente inspiradora.

    Esse disco é um daqueles que, quando estou indeciso no que tocar, lanço mão dele, nunca desagrada.

    (ZEBA)

    ResponderExcluir
  2. Araçá Azul é genial. Ponto.

    Deve ser postado imediatamente.

    ResponderExcluir
  3. "Trem das côres" é a única musica que ele fez pra Sonia Braga.A narrativa de uma viagem de trem que os dois fizeram do Rio à São paulo.

    ResponderExcluir